BRASIL E ISRAEL: UMA NOVA ERA?

Brasil e Israel iniciam hoje o que seus dois líderes antecipam como uma nova era histórica em suas relações. É a primeira visita de um premiê de Israel ao Brasil — o Brasil que presidiu, com Osvaldo Aranha, a sessão da ONU em que o estado de Israel foi criado. A partilha da Palestina incluía um estado árabe, mas os países árabes a rejeitaram.

Israel quis sempre se aproximar do Brasil, mas a prioridade brasileira era o mundo árabe. A relação com um excluía os outros. Ainda é assim: a Liga Árabe se reuniu no Cairo há duas semanas e prometeu retaliar, cortando importações, se o Brasil seguir adiante no reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel. Os Estados Unidos mudaram sua embaixada de Tel-Aviv para Jerusalém, mas não sofreu as punições reservadas para o Brasil.

Em 2010, o governo brasileiro foi o primeiro da América do Sul a reconhecer um estado Palestino com base nas fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias, em 1967. E em 2016, o Brasil se tornou o primeiro país ocidental a abrir uma embaixada da Palestina.

Israel é hoje uma superpotência no uso, reuso e dessalinização da água, até floresceu o deserto, e é também capital mundial de startups e de tecnologia de segurança. O Brasil poderá ser um importante voto em favor de Israel na ONU, e um influenciador político para a América Latina.

Amigo, Israel sempre foi. Enquanto fui por oito anos correspondente em Israel, a trilha sonora de um programa da rádio militar israelense era o Trem das Onze, em hebraico. Caetano, Gil, Gal Costa, Elba Ramalho e Jorge Ben Jor, entre outros cantores brasileiros, levaram à loucura estádios e parques repletos de fãs. Há um kibutz brasileiro no Neguev, Bror Chail, e agora quase uma cidade inteira fala português, Ashkelon, tantos imigrantes daqui foram para lá. A comunidade judaica do Brasil, com 120 mil judeus, só perde em número, na América Latina, para a da Argentina.

Hoje às 19h21 Bibi se recolhe para o shabath e só reaparece ao pôr do sol de sábado. Apesar de confirmado e desmentido agora é oficial: Netanyahu vai à posse de Bolsonaro, encontra-se com o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, e os presidentes do Chile e de Honduras, mas parte em seguida para a campanha das eleições em abril em israel.

Um comentário sobre “BRASIL E ISRAEL: UMA NOVA ERA?

  1. Que interessante que ficou a versão da música em hebraico! Adorei.
    Ótimo texto, Rabino. Obrigada por trazer sempre informação de qualidade. Estou acompanhando tudo e torcendo para o melhor para todos, pela “paz agora”.
    Um abraço!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s