Nota

Alerta à censura no Brasil

O curador de The Internet Archive, Jason Scott, tuitou:

“Eu não falo português, então espalhe como achar melhor: Se você tiver cultura, conteúdo ou dados brasileiros, faça o upload diretamente para o Arquivo da Internet ou nos envie discos rígidos que ficarão armazenados. Uma incrível quantidade de material será perdida. Nós vamos hospedá-lo.”

The Internet Archive, fundado em 1996, em São Francisco, EUA, informa ter recebido inúmeros pedidos de brasileiros que estão antecipando uma temporada de censura promovida pelo governo Bolsonaro, em entrevista a Mathew Ingram, editor-chefe digital da Columbia Journalism Review (CJR).

A Freedom House, que quantifica a liberdade de cada país ao livre fluxo da informação, registrou um declínio do Brasil por causa de restrições ao conteúdo de candidatos políticos na internet, depois de aprovada no Congresso, ano passado, a lei que requer das redes sociais que removam, imediatamente, qualquer postagem anônima considerada ofensiva ou difamatória.

“Como a campanha e a administração de Trump fizeram nos Estados Unidos, o governo Bolsonaro tem atacado jornalistas e mídia acusando-os de divulgação de fake news”, diz a CJR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s