SEM CHÃO

Um dos diretores palestino do filme “No Other Land” (Sem Chão), vencedor do Oscar de Melhor Documentário de Longa Metragem deste ano, Hamdan Ballal, foi “linchado” por cerca de 20 colonos israelenses mascarados em Susya, perto de Hebron, na Cisjordânia Ocupada, às seis da tarde local (13h no Brasil) de segunda-feira.
A ambulância que levava Ballal para um hospital foi parada por soldados que o retiraram e o prenderam. Palestinos que testemunharam o tumulto disseram que o pelotão enviado à Susya era formado, principalmente, por jovens judeus de colônias da região de Hebron. Carregavam pedras e facas.
O ataque começou quando um colono surgiu à porta de uma escola em Susya. Quando os moradores pediram que ele se retirasse, surgiram uns 20 outros colonos atirando pedras, furando tanques de água, roubando câmeras de segurança e quebrando janelas de carros. Eles fugiram à chegada dos soldados. Era a hora em que os palestinos quebravam o jejum do mês sagrado do Ramadã.
O co-diretor israelense de No Other Land, Yuval Abraham, postou, na plataforma X, que Ballal, 37 anos, foi “linchado” e ferido na cabeça e no estômago. Ele não sabia dizer para onde o levaram. Tarde da noite, um porta-voz militar informou que ele estava detido para questionamento, com três outros palestinos. A advogada que os representa, Leah Zemel, disse que, antes, o trio recebeu tratamento médico, e, depois, seria levado para um centro militar. No confronto de pedradas, um israelense também foi ferido
O documentário vencedor do Oscar foi filmado durante cinco anos, entre 2019 e 2023, em Masafer Yatta, na Cisjordânia ocupada. O seu enredo inclui muitas situações de ataques de colonos a palestinos, e demolições de casas por tratores israelenses, sob a alegação de que foram levantadas em “Área C”, proibida tanto para construções palestinas ou judaicas, segundo os Acordos de Oslo. O documentário também retrata a relação de amizade entre um palestino e israelense.

O co-diretor Hamdan Ballal

Na noite da entrega do Oscar, antes de anunciado o prêmio para o documentário dos diretores Ballal, Yuval Abraham, Basel Adra e Rachel Szor, vários colonos vandalizaram a cidade do filme, Masafer Yatta. Desde a invasão do Hamas em 7 de outubro de 2023, que matou 1.200 pessoas e provocou uma guerra que se expandiu em múltiplos fronts, Israel aumentou a pressão na Cisjordânia, ocupada durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967, e prendeu 40 mil palestinos.